• Home
  • Polissonografias – Todos os Tipos

Polissonografias – Todos os Tipos

25 de outubro de 2017 admin 0 Comments

As polissonografias são classificadas dependendo do nível de complexidade de investigação que oferecem. São classificadas em polissonografias diagnósticas dos níveis I, II, III e IV, polissonografias de titulação de CPAP e de outros aparelhos de ventilação não invasiva, além de polissonografias com montagem neurológica e com vídeo.​

Polissonografias Diagnósticas

Polissonografia nível I

A polissonografia nível I é o exame padrão realizado para diagnóstico dos distúrbios do sono.  É um exame diferenciado, realizado no laboratório do sono de forma completa e abrangente. Podemos avaliar os vários estágios do sono, assim como os movimentos corporais, ritmo cardíaco, e os distúrbios respiratórios cujo ronco é o primeiro sintoma.

A polissonografia diagnóstica ou nível I é realizada com canais múltiplos de eletroencefalograma, oculograma, eletrocardiograma, eletromiograma, além de sensores para detecção de ronco, posição corporal, detecção de eventos respiratórios, movimento torácico e abdominal e eletrodos para avaliar movimentos anômalos das pernas e braços quando necessário.

Polissonografias tipo II, III, IV

Recentemente, pela dificuldade de locais com condições ideais e pelo alto custo de manutenção para a realização do exame, novos aparelhos de polissonografia foram desenvolvidos para exames domiciliares.

As polissonografias domiciliares tem ganhado mercado nos últimos anos, e tem sido realizadas com cada vez maior precisão e definição diagnóstica. Atualmente temos vários níveis de aparelhos domiciliares para diagnóstico, sendo os níveis II, III  e IV os mais utilizados.

As polissonografias de nível II são as mais semelhantes aos exames realizados no laboratório, usando quase todos os parâmetros previamente relatados para diagnóstico. A maior diferença é o número de canais para eletroencefalografia, que é menor nos aparelhos nível 2 domiciliares.

As polissonografias dos níveis III e IV são principalmente para diagnóstico distúrbios respiratórios do sono não sendo utilizadas de forma abrangente. Estes exames possuem muito menos canais de análise e possuem um risco grande de resultados não esclarecedores.

Apesar das indicações das polissonografias domiciliares terem crescido no mercado, é importante lembrar que são exames realizados sem o acompanhamento técnico do laboratório do sono, podendo ter falhas mais frequentes por perda de sensores durante o sono, aumentando o risco de repetição do exame.

Polissonografias de titulação de CPAP e de outros aparelhos de pressão não invasiva

A polissonografia de tratamento ou de titulação, é realizada para ajuste do CPAP ou outros métodos ventilatórios noturnos como BPAP ou ServoVentilador, para pacientes específicos. Deve ser realizada antes do inicio do tratamento com o CPAP para aqueles com diagnóstico de apneia do sono com indicação de ventilação noturna. Para os pacientes com alta probabilidade de apresentar apneia do sono, referindo sintomas graves de sonolência excessiva e risco aumentado para acidentes e eventos cardiovasculares, pode-se solicitar o Split-night. Nesse exame o paciente faz uma polissonografia diagnóstica na primeira metade da noite e na segu

WhatsApp Agende uma Consulta